As melhores práticas para organizar um repositório digital

Quando o aluno tem um bom repositório digital de conteúdo educacional à sua disposição, é muito mais fácil e natural que o uso dessa ferramenta faça parte da sua rotina de estudos. Para isso, é necessário que o conteúdo disponível esteja de acordo com o currículo escolar pré-definido – precisa haver uma curadoria –, e também que esteja organizado – garantindo uma navegação acessível.

Para alcançar esse objetivo, existem quatro práticas para assegurar a organização de um repositório digital:

  1. Conferir se os materiais do repositório digital estão de acordo com o currículo escolar

    A curadoria dos conteúdos é o ponto mais importante na montagem e manutenção de repositórios digitais. Não basta que os links, vídeos e textos disponíveis na plataforma sejam interessantes, eles também precisam dialogar diretamente com o que o educando vê em sala de aula. Sempre mantenha em mente que o conteúdo extra serve para auxiliar os alunos nos estudos e despertar a curiosidade e o interesse pelo conhecimento, e não podem, em hipótese alguma, dificultar o entendimento de algum assunto.

  2. Contar com o envolvimento de todos os professores

    No software educacional Weleto é possível compartilhar os repositórios de atividades das áreas do conhecimento com todos os professores. Isso favorece a elaboração de materiais de nivelamento (aos estudantes que ainda não apresentam aprendizagem e conhecimentos de séries anteriores) de todas as matérias.

    Por isso, é importante que o repositório conte com a colaboração de todo o corpo docente: cada professor saberá o que os estudante precisam dentro de sua área de conhecimento e também organizará cada conteúdo por área.

  3. Inserir novos conteúdos sempre que possível

    Além de fazer a montagem inicial do repositório digital com os conteúdos complementares que estão de acordo com o que é estudado em sala, a eficiência dele também depende de sua atualização constante.

    Com frequência irão surgir novos conteúdos que podem ajudar os educandos nos estudos (como notícias, por exemplo), e eles também devem estar à disposição.

    A manutenção do repositório não depende apenas do conteúdo inicialmente disponibilizado, mas também de sua expansão sempre que surja algo relevante e necessário para complementar o ensino dentro da sala de aula.

  4. Observar como o repositório digital pode auxiliar nas dificuldades de um estudante ou de toda a turma

Estar atento aos educandos é uma tarefa essencial do professor que também pode contribuir para a manutenção de uma plataforma com conteúdos realmente úteis para a turma escolar.

Por exemplo, se um estudante – ou uma turma – está com dificuldades para estudar certa matéria, o educador sabe que precisará focar esse assunto específico e procurar materiais extras (como vídeos) que facilitem o processo de aprendizagem.

Realizar essas práticas dentro do ambiente escolar não garante só um repositório digital organizado e objetivo, mas também transforma a plataforma em uma fonte de conhecimento e de motivação para os estudantes!