A importância dos projetos interdisciplinares e como gerenciá-los de maneira eficiente

A realização de projetos interdisciplinares durante a trajetória escolar é essencial para o desenvolvimento do educando. Não importa em qual nível de aprendizado ele se encontra, desenvolver trabalhos, estudos e projetos que abranjam mais de uma matéria ou assunto contribui para sua evolução.

Dentre os pontos importantes para salientar na execução dos projetos interdisciplinares, destacam-se três:

  1. Promovem maior interação com outros estudantes e com o professor

    É participando de projetos em grupo e com a contribuição de várias matérias que o educando passa a dialogar e a trocar opiniões com outros colegas – aprendendo a trabalhar em grupo –, e também a questionar e pedir ajuda ao educador – capacitando-se a ouvir e debater.

  2. Projetos interdisciplinares proporcionam maior semelhança com a realidade fora da escola

    Todos sabemos que as disciplinas andam de mãos dadas e que, juntas, elas promovem um desenvolvimento completo para o estudante. Além disso, a realidade fora da escola (no mercado de trabalho, por exemplo) é complexa e o ensino fragmentado nem sempre é eficaz para compreendê-la como um todo. É esse principal motivo que faz com que a troca de informações e o diálogo entre as disciplinas sejam tão importantes para preparar o educando para o mundo.

  3. Desenvolvem habilidades essenciais

    Curiosidade, autonomia, organização, habilidade para trabalhar em grupo, comunicação e ordenação das ideias são somente algumas dessas habilidades. Cada uma dessas características é trabalhada durante um projeto interdisciplinar de forma mais rápida e natural do que no estudo individual de cada matéria.

Gerenciando projetos interdisciplinares

Do mesmo modo que é necessário organização por parte dos estudantes, também é preciso planejamento e acompanhamento por parte dos educadores. É imprescindível que todas as matérias envolvidas no projeto sejam assistidas e validadas por um professor.

Ademais, tudo que está sendo trabalhado precisa estar de acordo com o currículo escolar. Isso significa que a curadoria dos assuntos e das matérias contempladas também é de responsabilidade da instituição de ensino ou dos professores.

Essa gestão do aprendizado dentro dos projetos interdisciplinares é essencial e uma plataforma educacional como o Weleto auxilia nas etapas que envolvem a gestão.

Com ele, por exemplo, é possível organizar os projetos interdisciplinares e vinculá-los ao currículo de mais de uma disciplina. Essa organização promove a redução da fragmentação do conhecimento entre as áreas, deixando o projeto completo e uniforme de acordo com cada matéria estudada.

Lembre-se de que o ponto-chave de um projeto interdisciplinar é ele estar bem alinhando e de acordo com o currículo de cada disciplina – e só uma gestão eficiente pode garantir isso!