Como melhorar o desempenho de uma turma pelo acompanhamento individual do aluno?

Um dos grandes desafios do processo educacional é unir o acompanhamento individual do aluno com o acompanhamento coletivo. Enquanto cada pessoa tem suas particulares, interesses, dificuldades e facilidades, também é preciso olhar para o desempenho e desenvolvimento da turma.

Esse é um objetivo muito difícil de ser atingido quando a proposta da escola segue um padrão pré-estabelecido que é utilizado para todas as turmas. Nessa situação, todos os estudantes passam pelo mesmo processo, que pode ou não se encaixar para eles.

Para mudar esse cenário generalizado, é preciso se dedicar ao acompanhamento individual do aluno, acompanhar o seu desenvolvimento particular e, então, transmitir as evoluções e ajustar as dificuldades para toda a turma.

Existem jeitos de melhorar o desempenho tanto do indivíduo quanto do coletivo que são proporcionados pelo software educacional Weleto.

As ferramentas educacionais e o acompanhamento individual do aluno

Acompanhamento e verificação do currículo

Com a plataforma é possível verificar o que cada estudante já sabe ou ainda precisa aprender e também o que do currículo já foi cumprido ou não. Se ele tirar nota 7 em uma prova, por exemplo, sabemos que apesar de já ter adquirido conhecimento, ainda há assuntos sobre os quais ele ainda não está pronto.

É a partir dessas informações que o professor pode, por exemplo, direcionar o conteúdo dado em sala de aula para o que ainda não foi absorvido pela maioria dos estudantes.

Avaliação qualitativa do desenvolvimento e da aprendizagem

A aplicação de avaliações qualitativas proporciona ao professor um controle mais assertivo no acompanhamento individual do aluno ou da turma.

É o educador e a escola que irão definir a escala e o critério de avaliação das respostas da prova. Ao final da avaliação, cada resposta gera um relatório por estudante e também um relatório coletivo, para turmas ou séries. Esses documentos agem como um guia de estudo para o discente, como um acompanhamento do desenvolvimento para o professor e também como um meio de comunicação entre as famílias e a escola.

Execução de atividades para diferentes níveis de proficiência

Também através do Weleto é possível organizar atividades que atendam diferentes níveis de proficiência dentro da mesma turma. Ou seja, o acompanhamento individual do processo de cada indivíduo irá contribuir para que o aprendizado coletivo esteja de acordo com a realidade de cada estudante.

Essa função é muito utilizada para áreas como línguas estrangeiras, na qual cada educando se desenvolve em uma velocidade diferente.

A partir da plataforma, o educador consegue encaminhar atividades específicas para um estudante ou grupo, onde cada um receberá as tarefa mais adequadas à sua Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD), com desafios relevantes à sua próxima aprendizagem.

Criação de fluxos de aprendizagem

Cadastrar um fluxo de aprendizagem – como uma lista de exercícios, por exemplo – de complexidade crescente é mais uma das maneiras de atestar o aprendizado de cada aluno afim de auxiliá-lo de acordo com suas necessidade.

Por exemplo: ao identificar um estudante que ainda não demonstra o conhecimento do que está sendo aferido, o professor poderá enviar esses fluxos a ele especificamente. Esse acompanhamento individual contribui na promoção dos estudos que cada aluno necessita e, dessa forma, o integra ao nível da turma.

Durante a realização de cada um dos pontos acima, é essencial ter em mente que embora cada indivíduo se desenvolva em uma velocidade ou com um método diferente, é preciso trazer cada experiência única para o coletivo da turma!