Repositórios de conteúdo: como gerenciar diferentes conteúdos de maneira eficaz?

Repositórios de conteúdo digital_plataforma educacional

Para garantir um repositório de conteúdo ideal para os estudantes, é preciso entender a importância dele. O repositório de conteúdos é um acervo digital de fácil acesso com o objetivo de proporcionar novos conteúdos e atualizações constantes para os estudantes com rapidez. É um ambiente digital para incluir notícias, vídeos e materiais complementares de estudo que conversem com o currículo escolar estabelecido e deixá-los à disposição do estudante.

É o estudante quem fará a organização de sua rotina de estudos para incluir tais materiais, porém é papel dos educadores disponibilizá-los no repositório digital.

Em meio a tantos conteúdos que surgem a todo momento na internet, é necessário uma curadoria cautelosa e ao mesmo tempo inclusiva. Existe tanta coisa sendo produzida que o estudante pode não saber o que é importante para o seu desenvolvimento educacional, e esse é o papel da instituição de ensino ao fazer a curadoria.

Entretanto, como decidir com a eficiência e rapidez necessárias o que é importante para os educandos?

  • Fique atento às necessidades dos estudantes: o educador precisa prestar atenção às necessidades dos educandos para selecionar materiais que façam sentido e que vão auxiliá-los no estudo.

  • Alinhe os conteúdos do repositório com o currículo escolar: os conteúdos disponíveis no repositório digital devem conversar com o plano de ensino proposto ao mesmo tempo que precisam apresentar algo além do que já foi ensinado.

  • Selecione temas atuais que podem ainda não estar contemplados no currículo: temos notícias novas surgindo a todo momento e o repositório de conteúdo é um grande aliado para que os estudantes tenham acesso a tais assuntos. A curadoria do professor é muito importante para que, além do currículo escolar, os educando estejam atualizados com novos temas e discussões do mundo.

  • Verifique quais assuntos e temas são melhores explicados através de outras plataformas: vídeos, por exemplo, são uma forma diferente de explicar alguns conteúdos. E da mesma forma que alguns funcionam melhor através da escrita, outros são mais fáceis de serem entendidos no audiovisual. É importante que o educador saiba fazer essa diferenciação para ofertar opções para os estudantes.

E como uma ferramenta tecnológica pode ajudar na criação e manutenção do repositório?

O Weleto, uma plataforma educacional criada em parceira com a pedagoga Lilian Neves, permite o gerenciamento e a organização desses repositórios digitais, que funcionam como uma biblioteca de referenciais à pesquisa. Há uma página dentro da plataforma exclusiva para o acesso desses conteúdos, com uma navegação simples que permite ao estudante escolher quando e como deseja estudar cada um dos temas.

Outro ponto importante é que esse banco de informações já recebeu a curadoria dos educadores, ou seja, os estudantes terão acesso a um material de qualidade aferida pela escola e que esteja de acordo com suas necessidades e planos de ensino. Também é possível classificar a qualidade desses conteúdos para que, se necessário, eles sejam atualizados.

No processo de aprendizado, além do currículo escolar, é importante o estudante ter contato com outros materiais, principalmente os que estão acontecendo agora. Incentive os educandos a utilizarem essa ferramenta para uma educação atualizada, abrangente e inclusiva!