5 maneiras de utilizar a tecnologia como ferramenta para a educação

tecnologia e educação_plataforma educacional

Não podemos negar que a cada dia estamos mais perto de um futuro totalmente tecnológico. Compare os dias de hoje com 10 anos atrás, por exemplo. Em um período de tempo relativamente curto, a tecnologia avançou muito – e isso continuará acontecendo.

Dentro da educação, de alguns anos para cá, também houve muita influência tecnológica. Como os cursos à distância (os mais curtos ou os de graduação), que hoje são tão comuns, mas não eram nem imaginados alguns anos atrás. Outro exemplo de como a tecnologia tem sido usada para otimizar a educação é o uso das plataformas educacionais, que mesclam recursos de gestão do ensino e articulação dos saberes.

Com as novas ferramentas e suas funcionalidades, a praticidade do processo educacional se expande muito! Logo abaixo veremos 5 maneiras de utilizar a tecnologia como ferramenta para a educação – vale lembrar que essas não são as únicas, pois as melhores plataformas estão em um processo de constante melhoria.

1. A gestão do currículo escolar fica mais eficaz

Usar a tecnologia para gerir um currículo escolar deixa o processo mais produtivo e garante maior sucesso. Isso porque as plataformas educacionais proporcionam melhor visualização do conteúdo, além de possibilitar a classificação e a verificação dele. Modificar um currículo escolar através do ambiente tecnológico também é muito mais prático, o que acelera a montagem completa do material.

2. A correção de avaliações pode ser feita em tempo real

A partir de uma plataforma educacional é possível realizar a correção de avaliações em tempo real e isso otimiza o aprendizado do estudante.

Ao organizar uma prova com diversas questões, é preciso realizar o cadastro do gabarito, com as respostas corretas e justificativas às demais alternativas. No final da avaliação, o estudante poderá ver o que acertou ou não, e o professor terá relatórios dos estudantes e turmas, sempre comparados ao currículo escolar proposto.

3. É possível promover a troca de opiniões entre estudantes e professores

Outro ponto que potencializa o aprendizado é a troca de opiniões e os debates entre estudantes e professores. Fórum de discussões e chats, por exemplo, permitem que dúvidas sejam esclarecidas a qualquer momento e que discussões sejam enriquecidas com frequência, já que a participação dos estudantes e professores é on-line. No Weleto os estudantes realizam comentários e interações a partir de um Plano de Atividades proposto, deixando os estudos mais participativos.

4. A inclusão de materiais extras e atuais é rápida e constante

Não é mais preciso aguardar uma nova edição de uma apostila, por exemplo, para incluir um novo assunto. A tecnologia permite a inclusão constante de materiais para auxiliar no estudo dos estudantes através da montagem de um repositório de conteúdo digital.

5. Os estudantes têm autonomia para organizar os próprios estudos

Os estudantes têm a visão geral do currículo por meio de uma plataforma educacional, o que permite que eles se programem em relação aos conteúdos que ainda irão aprender.

Essa autonomia é muito importante pois permite ao estudante que se organize e veja cada aprendizagem como uma oportunidade para explorar assuntos relacionados às disciplinas que está estudando – também através dos conteúdos disponíveis no repositório digital.