Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – O que temos a ver com isso?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que são os ODS e o que motivou essa iniciativa. Com o avanço alarmante das alterações climáticas no mundo e o aumento das discussões sobre desigualdade, pobreza e sustentabilidade, em 2015, a ONU propôs aos seus membros um pacto de cuidado com o planeta que abraça desde questões de preservação ao meio ambiente, até aspectos educacionais, de segurança e erradicação da pobreza. É um pacto que engloba 17 objetivos:

  1. Erradicação da pobreza;

  2. Fome zero e agricultura sustentável;

  3. Saúde e bem-estar;

  4. Educação de qualidade;

  5. Igualdade de gênero;

  6. Água potável e saneamento;

  7. Energia limpa e acessível;

  8. Trabalho decente e crescimento econômico;

  9. Indústria, inovação e infraestrutura;

  10. Redução das desigualdades;

  11. Cidades e comunidades sustentáveis;

  12. Consumo e produção responsáveis;

  13. Ação contra a mudança global do clima;

  14. Vida na água;

  15. Vida terrestre;

  16. Paz, justiça e instituições eficazes;

  17. Parcerias e meios de implementação.

Dessa forma, cada país participante se comprometeu a cooperar criando meios de alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. E, nesse esforço, se encontram governo, sociedade civil e o setor privado – que possui papel importante na manutenção desse desafio.

O 4° objetivo é a promoção de uma “Educação de qualidade”. Para seu acompanhamento, esse ODS recebeu o detalhamento em metas e indicadores, tais como:

  •  4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes;

  • 4.2 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário;

  • 4.3 Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade;

  • 4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo;

  • 4.5 Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade;

  • 4.6 Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática;

  • 4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável;

  • 4.a Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos;

  • 4.b Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento;

  • 4.c Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

 Essas são metas de enorme importância e complexidade à educação e à transformação da sociedade.

A WELETO contribui com a ODS4 da ONU, uma vez que consegue organizar, numa incrível arquitetura de dados educacionais, toda a referência curricular em sua plataforma, bancos de questões e conteúdos e se apresentar como uma ferramenta inteligente de gestão da BNCC e das aprendizagens. Desta forma, é possível acompanhar em dinâmica de tempo real, de como está o desenvolvimento da educação e o alcance de seus objetivos de formação integral.

Uma empresa brasileira, que se forma na arquitetura de ecossistema colaborativo, a partir de uma organização de conteúdos educacionais em um marketing place que articula todos os dados dos produtores de conhecimento – seja empresa, seja escola –  a partir da referência de currículo nacional, e que consegue informar à família, aos educadores, aos gestores escolares e aos municípios, como anda a educação de seus filhos e cidadãos. E o melhor: viabilizar um ambiente adaptativo para que essa aprendizagem aconteça com eficiência e personalização.

WeLeTo, que significa “We learn Together”, se constrói nessa coerente aprendizagem coletiva e colaborativa! Assim, seus esforços se alinham ao permitir que crianças e adolescentes cresçam com a perspectiva de avançar para o futuro, com dignidade e conhecimento, com qualidade e continuidade.

E você, sabe como está contribuindo para o alcance das ODS? Afinal, o mundo  é um só e será importante sua ação consciente, de fazer e acompanhar o que cada segmento tem feito para alcançar os ODS, com iniciativas que nos ajude, como sociedade, a transformar o nosso planeta, hoje, para um futuro mais justo, igualitário e humano.

Matéria de Jenifer Mascarenhas